Todas as pessoas sabem os desgastes enfrentados em um processo de inventário, onde se busca a partilha dos bens entre os herdeiros. Da mesma forma, dos altos custos para que isso seja realizado de maneira concreta.
Além disso, em certo momento da vida, os fundadores do patrimônio familiar se dão conta que, seus herdeiros/sucessores, não estão preparados para dar continuidade aos negócios familiares, seja pela falta de uma educação neste sentido, seja pela ausência de uma profissionalização dos mesmos.
Mas existe em nosso ordenamento jurídico possibilidades para que isso seja evitado, realizando o planejamento sucessório da família.
Fato é que, tratar sobre qualquer tema envolvendo o fator morte, geralmente, não é algo fácil, tampouco aceito nos núcleos familiares, pelo entendimento equivocado de que se está sendo antecipando o falecimento dos mais antigos.
Temos observado na prática que muitas famílias não sabem como tratar o assunto sem que haja desconfortos ou até mesmo desentendimentos entre os envolvidos. Por esta razão, com algumas dicas simples, podemos iniciar o planejamento sucessório.
- ENTENDA O QUE É O PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO!
O primeiro passo a ser dado pela família, em especial pelos fundadores do patrimônio, é conscientizar-se do que é um plano de sucessão, quais suas vantagens e possíveis riscos para que o desenvolvam de forma suave, consistindo em um ato de amor aos filhos, definindo em vida a destinação do patrimônio e de seus negócios para a perpetuidade.
Quando planejamos o futuro, dificilmente os sucessores terão problemas com a continuidade do legado deixado por seus ascendentes, pois serão respeitadas as vontades daqueles que batalharam a vida toda para construir um patrimônio, sem que existam brigas, desentendimentos, disputas judiciais, muitas vezes enfrentadas no processo de inventário.
Este é mais um motivo para que seja evitado, sempre que possível, o processo de inventário, pois é oneroso, demorado e causa atrito na família. Quem não passou por esta situação ou conhece alguém que tenha passado?
Mas não precisa ser assim.
O planejamento sucessório vem exatamente para evitar estes inconvenientes.
- QUANDO E COMO DEVO FALAR COM MINHA FAMÍLIA SOBRE O PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO?
O planejamento deve ocorrer quando a família estiver preparada, no entanto, o preparo somente vem quando a questão é enfrentada de forma aberta e compartilhada, pois é fundamental muito diálogo, transparência e serenidade para definir o futuro das próximas gerações.
Portanto, não existe um tempo certo e determinado para fazer o planejamento, mas sim a conscientização da família da necessidade em realizar um plano de sucessão.
Esta conscientização só é adquirida com muito diálogo, para que de fato seja enfrentado o fator morte e reconhecida a necessidade de preparar os sucessores para darem continuidade, pois somente é possível tomar a decisão sobre o futuro se a família estiver confortável e tranquila quanto aos atos que serão praticados.
- CONSULTE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO!
Para elaborar um plano perene e sustentável, é imprescindível a assessoria de um profissional qualificado nesta área de atuação, tendo em vista que o desenvolvimento do trabalho exige conhecimento em diversas áreas do direito, como civil, tributário e societário, evitando nulidades futuras.
Nosso ordenamento jurídico possibilita explorar várias formas de promover o planejamento sucessório e é dever do profissional de sua confiança expor as opções, enquanto a escolha do modelo mais adequado pertence, exclusivamente, à família.
Estas são algumas dicas para que a família inicie a construção do planejamento sucessório e, com estratégias jurídicas, seja evitado os elevados custos de um inventário, o conflito entre familiares, a desordem do patrimônio, gerando assim, a proteção e perpetuidade dos negócios da família.
Com atitudes simples, poderemos avançar no diálogo sobre o tema dentro do núcleo familiar, possibilitando de maneira harmônica a destinação dos bens e a preparação de seus sucessores à continuidade do legado deixado pelos fundadores do patrimônio.