No dia de hoje (11/01/21) estamos reiniciando nossas atividades com toda a equipe de trabalho que faz parte do nosso negócio, com muito comprometimento e engajamento de todos para este novo ano de 2021.
São mais de 12 anos de atividade jurídica, tempo o bastante para aprender com erros, falhas, sucessos e batalhas. Não foi fácil, tampouco simples chegar até aqui, mas de tijolinho em tijolinho apareceram as oportunidades e as pessoas certas, e em conjunto, construímos e participamos de muitas histórias ao longo do tempo.
Muito amor, carinho e dedicação pelas pessoas e pelo trabalho foram demandados. Muitas horas de sono abdicadas, viagens intensas de trabalho, assunção de riscos, ausência familiar, afastamento de amigos e de lazeres, mas tudo isso com um grande propósito.
E qual propósito?
Pois é, acreditávamos que ter um grande propósito era construir um grande negócio (sim, continua sendo uma meta), mas com o tempo, aprendemos que para ser ter “um grande negócio”, temos que ser, antes de tudo, grandes pessoas de alma, espírito e coração.
Esta é a essência que nos engrandece, é ela que solidariza e conecta as pessoas, é com ela que compartilhamos conhecimentos e somos agraciados com mais e mais aprendizados.
E para construir esta experiência respeitamos a arte de “voltar atrás”, sim, aprender trabalhar com problemas, superar momentos difíceis, evitar ceder a pressões que afetam o nosso ser, reagir positivamente às adversidades.
E claro, como a vida é um eterno aprendizado continuamos a postos para mais uma, duas, três ….. quantas batalhas forem necessárias, pois sempre seremos (e devemos ser) resilientes por toda a nossa eternidade.
Por este motivo 2021 não só será um ano de resiliência para todos, como todos os próximos anos de nossas vidas….
Agradecemos todos aqueles, que de forma positiva ou negativa, influenciaram nossas experiências e frustações, nossas conquistas e fracassos, nossos confortos e medos, nosso equilíbrio e nossa ansiedade, obrigado por compartilharem tudo o que sabemos e tudo o que aprendemos!
Mais um ano que vai se passar (certamente rápido), mas com uma energia que potencializará a vida de todos aqueles que tem vontade de se superar e se conquistar.
Para agraciar mais este texto, transcrevemos uma citação da escritora Cecilia Sfalsin, dedicada à vida, ao amor e a essência, que representa o sentimento de pessoas resilientes:
“A vida é um eterno aprendizado, nem todos os dias são de festa, nem todas noites tem estrelas, nem todos os amores são fiéis, nem todos os amigos são verdadeiros. Mas quem esta na chuva é pra se molhar, e decepções existem, não temos como evitar, mas podemos superá-las. Os jardins são floridos, mas existem ervas daninhas, querer largar tudo e voltar atrás é uma escolha, mas prosseguir é uma coragem. Se ninguém fez nada como você queria, não se estressa, faça você, assim será satisfatório e do jeito que imaginou. Não penses que podes controlar a vida de alguém, mas você pode dar motivos para que ela fique com você. Não se iluda ao achar que consegue agradar a todos, que teu sorriso é único e que todos te admiram, pois sempre existirá alguém que te olhará com olhar de desprezo, e te achará o mais chato(a) de todos. As vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima, é preciso aprendermos a voar com nossas próprias asas, prosseguir sem escadas humanas, reconhecer que errou sem ter que culpar os outros, viver de forma que faça valer a pena, sem ter que se preocupar com que pensam ou falam a teu respeito. Afinal ninguém é perfeito. Viva sua vida , escreva tua história, e principalmente acredite que és capaz…..”
Aproveitando o contexto, você sabe quais são as características de uma pessoa resiliente? Traçamos aqui as principais, conforme estudos apontados no site www.psicologiaparacuriosos.com.br:
- Administração de Emoções: Habilidade de se manter sereno diante de situações estressoras, não desgastando emocionalmente a si e a aqueles com quem convive.
- Controle dos Impulsos: Capacidade de regular a intensidade dos impulsos que naturalmente aparecerão, não se deixando levar pela situação ou emoção. Isso garante a autorregularão das emoções e a possibilidade de dar a força necessária a elas, tornando-se mais eficiente frente a situação adversa.
- Otimismo: Acreditar que as coisas podem melhorar. Há um investimento na esperança e uma convicção na capacidade de controlar o destino da própria vida. Isso é benéfico pois proporciona pró atividade, auto eficácia e competência social.
- Análise do Ambiente: Saber identificar as causas dos problemas, de forma a se colocar na posição mais segura possível, não absorvendo danos emocionais de grande impacto.
- Empatia: Capacidade de compreender estados psicológicos e emocionais do outro.
- Auto eficácia: Acreditar na própria capacidade de obter resultados necessários ou desejados. Essencial para a construção da autoconfiança, pró atividade e capacidade de solução de problemas.
- Alcance de Pessoas: Capacidade de se vincular emocional e socialmente a outras pessoas, de forma a tornar possível apoio para solucionar adversidades vivenciadas.
Claramente, 2021 será MAIS um ano de por em prática a resiliência, para quem não tem costume, aproveite, é um bom momento para se destacar em todos os aspectos da vida praticando as características acima, para àqueles que já praticam, parabéns, certamente sua vida é mais leve, mas nunca podemos esquecer que: “a vida é um eterno aprendizado”.
Ótimo ano de sucesso e resiliência a todos.
Allan Paisani