A governança familiar é um conjunto de práticas, processos e políticas que visam gerenciar e orientar a dinâmica e as relações dentro de uma empresa familiar. É uma abordagem que auxilia e promove a comunicação, a transparência, a responsabilidade e o alinhamento entre os membros da família e a gestão da empresa.

Alguns passos são muito importantes para que a governança familiar se aplique na prática. Veja só:

 

  1. Definir a missão, visão e valores da empresa e da família:

É essencial que todos os membros da família estejam alinhados com os objetivos e propósitos da empresa e que esses valores sejam transmitidos às gerações futuras.

 

  1. Estabelecer uma estrutura de governança:

Outro ponto importante é criar uma estrutura formal de governança que inclua a criação de um conselho de família e de um conselho de administração, além de definir regras claras para a tomada de decisão e a gestão da empresa.

 

  1. Definir papéis e responsabilidades:

Também é necessário definir claramente os papéis e responsabilidades dos membros da família que estão envolvidos na gestão da empresa e garantir que eles tenham as habilidades e competências necessárias para desempenhar suas funções.

 

  1. Estabelecer políticas e procedimentos:

Estabelecer políticas e procedimentos claros para lidar com questões como sucessão, remuneração, conflitos de interesse e participação na empresa é fundamental.

 

  1. Comunicação e transparência:

Definir canais de comunicação abertos e transparentes entre os membros da família e entre a família e a gestão da empresa, para garantir que todos estejam informados e envolvidos nas decisões importantes.

 

  1. Formação e desenvolvimento:

 É importante oferecer formação e desenvolvimento aos membros da família envolvidos na gestão da empresa, para garantir que eles estejam preparados para desempenhar suas funções e contribuir para o sucesso da empresa.

 

A governança familiar pode ser uma abordagem desafiadora, mas também pode ser extremamente benéfica para a empresa e para a família. Ao estabelecer uma estrutura clara e formal para gerenciar as relações entre a família e a empresa, é possível garantir a continuidade dos negócios e preservar os valores e objetivos da família ao longo do tempo.

Por isso, é fundamental o apoio de profissionais especializados para que a governança seja de fato implementada nos negócios e no meio familiar.

Sua família tem aplicado a governança familiar?

 

Sarita R. de Lima Freire

OAB/PR 97.076

Uma resposta

  1. I must thank you for the efforts youve put in penning this blog. I really hope to see the same high-grade content from you later on as well. In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my very own blog now 😉
    ????? ????????? ????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *