Um dos questionamentos feitos pelos produtores rurais e pecuaristas, hoje conhecidos como empresários do agro, é a sensação da perda do domínio sobre as suas áreas, quando realizado o planejamento sucessório, em especial o sistema de holding patrimonial.

Deve ser levado em consideração este sentimento que a família do agro tem. No entanto, o respeito por toda a história envolvida na construção do patrimônio familiar não é deixado de lado. Ao contrário, com o sistema de holding o que se assegura é a perpetuidade dos bens e a continuidade do exaustivo trabalho exercido pelo patriarca e matriarca.

Ademais, as vantagens da utilização desta ferramenta traz segurança, equilíbrio, transparência, harmonia entre toda a família envolvida.

Outros desafios para os empresários são:

1)            REGULARIZAÇÃO DA ÁREA: muitas matrículas estão sem atualização, sem georreferênciamento, sem a atualização da qualificação dos proprietários e, até mesmo, sem o efetivo registro da escritura de compra e venda;

2)            CONHECIMENTO SOBRE O SISTEMA DE HOLDING: apesar de não ser mais novidade, os empresários do agro possuem seus medos e incerteza pelo sistema de holding. Porém, o sistema beneficia ao invés de prejudicar, visto que com a integralização dos bens imóveis em uma empresa cofre, o objetivo, em regra, é a proteção patrimonial aos herdeiros e a perpetuidade do legado dos fundadores;

3)            PREPARAÇÃO DOS SUCESSORES: este ponto já evoluiu muito ao longo dos últimos anos com a qualificação dos herdeiros em cursos de graduação de administração e agronomia, mas isto apenas não basta. É preciso debater em família formas da atuação de cada sucessor no ambiente de trabalho, entendendo a realidade de cada um. Pois é preciso respeitar aqueles que desejam seguir outros rumos em suas vidas.

Com o esclarecimento dos pontos acima e outros eventualmente existentes, com a tranquilidade e certeza de todo planejamento sucessório utilizado, concede a garantia da perpetuidade do patrimônio e do legado construídos.

Portanto, o planejamento sucessório com o sistema de holding patrimonial terá um final feliz dentro de sua família, gerando economia financeira em razão da estratégia jurídica tributária utilizada e ainda, evita os desentendimentos entre os herdeiros, bem como, os altos custos do inventário.

Matéria elaborada por

Guilherme Garabeli Grzybowski