Para começar um negócio é preciso muito planejamento, pensar na viabilidade da ideia, definir o capital inicial necessário, conhecer os custos (fixos e variáveis), saber separar o que é da empresa e o que é pessoal, entre outros pontos que devem ser colocados no seu plano de negócios.
Após ter elaborado seu planejamento vamos ao procedimento para finalmente se tornar um empresário:
1?? Encontre um profissional qualificado para auxiliar nesse processo:
É imprescindível a colaboração de um profissional qualificado para trazer maior segurança ao empreendedor e agilizar o processo.
Um profissional com experiência na área, já no início do seu empreendimento, irá contribuir para prevenir possíveis problemas futuros, evitando dores de cabeça e quem sabe o fechamento do negócio.
2?? Qual tipo de empresa abrir:
Estamos falando aqui do Formato Jurídico, Regime Tributário e Porte da Empresa.
Para escolher qual o melhor tipo de empresa para seu negócio é preciso avaliar seu porte, qual será seu faturamento e o objeto social.
Este primeiro passo é de suma importância e um profissional qualificado irá contribuir.
3?? Elabore um bom Contrato Social:
O contrato social vai registrar as principais informações do negócio, bem como, as regras a que ele será submetido e os direitos e deveres dos sócios e também o NOME.
Esse documento, além de registrar a abertura da empresa perante o governo, servirá também para: emitir notas fiscais; solicitar financiamentos ou empréstimos; abrir uma conta jurídica nos bancos; definir a participação dos sócios nos lucros e formalizar a responsabilidade dos sócios e cotistas.
Daqui vemos a necessidade de ter o auxílio de um profissional que tenha muito conhecimento na área, pois muitas vezes um pequeno detalhe MUDA TUDO!
4?? Registro na Junta Comercial/ CNPJ:
É a partir dele que sua empresa passará a oficialmente existir!
5?? Alvará de localização e funcionamento:
É o cadastramento na prefeitura onde a atividade será exercida. É uma permissão de funcionamento, mais conhecido como alvará.
6?? Inscrição Estadual e Órgãos de Classe:
A maior parte dos estados possuem convênio com a Receita Federal do Brasil possibilitando a inscrição pela internet, por um cadastro único. É a partir daqui que sua empresa recebe a inscrição no ICMS (imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Para atividades regulamentadas é preciso fazer a inscrição no órgão de classe respectivo.
7?? Certificado Digital E-CNPJ:
Deverá ser comprado o certificado digital que funcionará como uma carteira de identidade eletrônica, contendo todos os dados da empresa permitindo que uma transação realizada pela internet se torne segura.
8?? TFE – Taxa de Fiscalização de Estabelecimento:
Ou Taxa de funcionamento é um valor cobrado anualmente, pago a prefeitura onde está seu negócio.
Seguindo todos os passos corretamente tenho certeza de que seu negócio tem tudo pra dar certo.
E aí?! Está esperando o que para dar início a sua empresa?
– Matéria elaborada pela Dra. Amanda Aimone.